Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

15/05/2020 | Concebido por Goioerê

Sistema Fiep já entregou mais de 21 mil máscaras para profissionais de saúde de todo o Paraná

Sistema Fiep já entregou mais de 21 mil máscaras para profissionais de saúde de todo o Paraná

Para contribuir no combate à COVID-19 em todo o Paraná, o Sistema Fiep, junto com uma grande rede de voluntários, está se dedicando à produção de máscaras faciais, as chamadas face shields, para uso de profissionais de saúde de todo o estado, em parceria com indústrias, outras entidades e também com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Até 11 de maio, já foram entregues mais de 21 mil máscaras. As unidades envolvidas na confecção são as de Cidade Industrial de Curitiba, por meio do FABLAB da Indústria; de Maringá, pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica;  e de São José dos Pinhais e Londrina com as Faculdades da Indústria.

Somente o FABLAB da Indústria (CIC) já forneceu mais de 16 mil máscaras com a entrega de mais de 4 mil unidades que aconteceu na segunda, dia 11 de maio. “Com essa iniciativa, pretendemos dar mais uma contribuição para a sociedade no combate à COVID-19, além da manutenção de respiradores, que também está sendo feita neste unidade”, comenta Tânia Mara Rinaldi, gerente do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Produção com injeção plástica e impressão 3D

No FABLAB da Indústria o processo funciona da seguinte forma: indústrias da região fabricam os suportes das máscaras por meio de injeção plástica, que são entregues à equipe do Senai, que fabrica os visores com acetato e separa os kits para entrega a profissionais de saúde. Já a distribuição fica por conta de uma equipe da Defesa Civil. Os materiais utilizados na produção das máscaras são oriundos de recursos próprios ou doações de parceiros.

Já no IST em Metalmecânica, a produção dos suportes com injeção plástica está sendo realizada na própria unidade, mas os visores estão sendo fornecidos por parceiros. Por sua vez, as unidades das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais e Londrina estão produzindo os suportes por meio de impressão 3D.

Municípios beneficiados

Além da capital, alguns dos municípios que já foram contemplados com a doação das 17 mil máscaras são: Colombo, Quatro Barras, Mandirituba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina, Cascavel, Toledo, Maringá, Paranavaí, Londrina, Umuarama, entre outros.

Manutenção de respiradores

Além da produção e preparação de kits de máscaras faciais, as equipes do FABLAB da CIC e do IST em Metalmecânica, em Maringá, também estão fazendo a manutenção de respiradores danificados. Em Curitiba, desde o dia 24 de abril, a unidade recebeu 23 equipamentos para reparo e todos foram classificados como aptos para manutenção. Já em Maringá, o serviço teve início no dia 1º de abril - desde então, a unidade já recebeu 54 aparelhos, sendo que 16 já foram consertados e devolvidos às unidades de origem.

Qualquer hospital de Curitiba e região que tenha algum equipamento desses parado e queira realizar a manutenção pode entrar em contato com o FABLAB da CIC ou com o IST em Metalmecânica, em Maringá, para solicitar o serviço. Somente a desinfecção e o transporte dos aparelhos para a unidade da CIC ficam a cargo dos hospitais. O tempo para devolução do equipamento já pronto para ser utilizado novamente depende das condições de cada aparelho ao chegar ao Senai.

Em todo o Brasil, estima-se que cerca de 3,6 mil ventiladores pulmonares estão fora de operação, de acordo com  a LifesHub Analytics e Associação Catarinense de Medicina (ACM).

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CUPOLA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal