Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

19/11/2019

Caravana Tá no Rumo chega ao município de Ubiratã

Caravana Tá no Rumo chega ao município de Ubiratã

Ação conta com exposição interativa e cinedebate; objetivo é levar informações de qualidade a adolescentes sobre saúde, sexualidade e projetos de vida. Nos dias 19 e 20 de dezembro, a caravana da campanha Tá no Rumo chega a Ubiratã. A caravana faz parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas e apoiada pela prefeitura municipal de Ubiratã.

A caravana é composta por duas atividades. A primeira é uma exposição interativa, onde adolescentes são convidados a pensar hoje sobre o futuro. Em diferentes ambientes, são apresentados desafios e dúvidas constantes do público adolescente sobre saúde, relacionamentos, conhecimento sobre o próprio corpo e direitos. A segunda atividade é um cinedebate, do qual participam profissionais que estão sendo capacitados pelo projeto e adolescentes do município. Após o debate, há uma sessão de cinema ao ar livre, com o filme brasileiro “Fala sério, mãe!”.

“A campanha Tá no Rumo busca levar informações precisas e confiáveis a adolescentes sobre seus direitos, saúde, corpo e relacionamentos. Também busca estimular para que pensem sobre seus projetos de vida, sobre onde gostariam de chegar, e de que forma uma gravidez não intencional poderia mudar esse curso”, afirma a oficial de programa do UNFPA para o tema de Saúde Reprodutiva e Direitos, Anna Cunha. “A campanha fala diretamente com os e as adolescentes. Antes disso, desde o início do segundo semestre, profissionais que trabalham com esse público nos municípios foram capacitados nas oficinas do projeto para oferecerem um atendimento mais acolhedor. São ações que se complementam para levar informação e serviços de qualidade, voltadas especialmente a adolescentes”, completa.

A caravana Tá no Rumo fica em Ubiratã nos dias 19 e 20 de dezembro. A instalação estará na Praça Horácio José Ribeiro, na Avenida Nilza de Oliveira Pipino. A exposição permanece aberta nos dois dias, das 9h às 18h, e é preciso ter ao menos 15 anos de idade para visitar. A sessão de cinedebate é livre e acontece no dia 19/12, a partir das 18h. Todas as atividades da caravana são gratuitas.

O QUE É A CAMPANHA TÁ NO RUMO?

Todos os anos no Brasil, cerca de 500 mil bebês nascem de mães com idade entre 10 e 19 anos. No geral, são gravidezes que não foram planejadas para aquele momento, acontecendo em decorrência da falta de informações, de acesso a métodos contraceptivos ou até mesmo de situações de abuso e violência.

Para tentar mudar essa realidade, a ITAIPU Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas lançam a Campanha Tá no Rumo. Além de conteúdos para redes sociais, a campanha conta com uma caravana que rodará a região Oeste do Paraná, levando informação de qualidade por meio de uma exposição interativa e cinedebate.

QUAIS AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA CARAVANA?

A Caravana Tá No Rumo é composta por uma exposição interativa e um cinedebate aberto ao público. Entre novembro de 2019 e março de 2020, ela irá percorrer 15 municípios do Oeste paranaense. A caravana é um modo de levar informação de qualidade e de forma lúdica a adolescentes e jovens sobre as temáticas que envolvem essa fase particular do ciclo de vida que é a adolescência. Ela aborda a importância de adolescentes terem consciência sobre suas escolhas e os impactos dessas escolhas em suas trajetórias de vida, incluindo aspectos relacionados à prevenção da gravidez na adolescência.

Na exposição interativa, adolescentes são convidados à reflexão sobre diferentes temáticas ligadas à adolescência e ao futuro. Com jogos e atividades lúdicas, a exposição foi construída a partir dos recortes da construção da cidadania, do entendimento de adolescentes enquanto sujeitos de direitos e suas percepções sobre sexualidades, corpos e afetos. Ao apresentar as narrativas de personagens que conduzem as histórias, a exposição busca sensibilizar os e as adolescentes para refletir sobre as suas próprias experiências e trajetórias de vida. O conceito essencial é o de que o futuro não é algo distante, intangível, e é também resultado dessas escolhas.

Junto com a exposição interativa, a Caravana Tá no Rumo leva aos municípios uma noite de cinema e debate com a comunidade. São conduzidas discussões sobre saúde, responsabilidade, afetividade, violências e formas de proporcionar a adolescentes e jovens um ambiente acolhedor e saudável para que desenvolvam seu pleno potencial. O debate conta com a participação também de profissionais que têm participado das capacitações do projeto e de adolescentes convidados. O cinema é gratuito, em espaço aberto, com classificação livre a toda a comunidade.

SOBRE O PROJETO

A campanha Tá no Rumo faz parte do eixo Comunicação do projeto conjunto entre UNFPA e ITAIPU Binacional.  Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em Saúde, Educação e Gestão do Conhecimento. O objetivo é trabalhar com os 51 municípios do Oeste do Paraná que assinaram o termo de adesão ao projeto, trazendo uma experiência positiva para a Tríplice Fronteira ao realizar ações para a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência. As ações têm foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.

Mais informações sobre o projeto e sobre a caravana, incluindo a programação completa para 2019, estão disponíveis em www.tanorumo.com.br

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: UBIRATÃ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal