Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Ubiratã

05/10/2019

Campanha de vacinação contra o sarampo em Ubiratã inicia na segunda-feira, 07

Campanha de vacinação contra o sarampo em Ubiratã inicia na segunda-feira, 07

A Secretaria de Saúde do município de Ubiratã informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia na próxima segunda-feira (7/10/19). Devem se vacinadas de forma seletiva crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença. 

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA

No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será no sábado 19/10.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

SEGUNDA ETAPA

No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será no sábado dia 30/11.

Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua residência com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Destaca-se que no momento da avaliação da caderneta de vacinação do público alvo na primeira e segunda etapa, haverá atualização do documento para as vacinas definidas no calendário nacional de vacinação, conforme disponibilidade da vacina.

CENÁRIO NACIONAL

O Boletim Epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde informa que em todo o Brasil são 22.881 casos em investigação, 6.640 casos confirmados. Os pacientes estão distribuídos em 19 estados brasileiros. Até 28 de setembro seis pessoas morreram em decorrência do sarampo.

CENÁRIO ESTADUAL

O monitoramento de sarampo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná retrata a situação do rápido crescimento da quantidade de pacientes: mais 20 casos foram confirmados, agora já são 59 pessoas com sarampo no estado.

Adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, continuam sendo a maioria dos casos registrados de sarampo.

FAIXA ETÁRIA E CASOS CONFIRMADOS

- 0 a 6 meses – 2 casos;

- 10 a 19 anos – 11casos;

- 20 a 29 anos – 35casos;

- 30 a 39 anos – 4casos;

- 40 a 49 anos – 5casos;

- 50 a 59 anos – 2casos;

Diante da situação epidemiológica no Brasil, reforça-se a necessidade da realização da campanha de vacinação contra o sarampo, a fim de captar as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e os adultos de 20 a 29 anos de idade, ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, a fim de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados.

SARAMPO

DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

É muito importante que as pessoas que tiverem sintomas procurem a unidade de saúde mais próxima para serem atendidos.  

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: UBIRATÃ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal