Ubiratã, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Ubiratã

10/04/2019

Campanha de vacinação contra a gripe teve início em Ubiratã

Campanha de vacinação contra a gripe teve início em Ubiratã

Teve início nesta quarta-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que acontecerá no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 4 de maio, o dia de mobilização nacional.

ESTE ANO A CAMPANHA SERÁ REALIZADA COM DOIS PERÍODOS DIFERENTES:

No período de 10 a 18 de abril, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 06 anos de idade (05 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes (em todas as idades gestacionais), as puérperas ( mulheres até 45 dias após o parto), na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza (gripe) ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 06 anos de idade (05 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os grupos da população que serão vacinados devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência nas respectivas datas para receber a vacina.

A Campanha de vacinação contra influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas, já que na oportunamente, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante. Esta ação busca o resgate e vacinação de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis.

A DOENÇA

A influenza (gripe) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 05 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis entre outras condições clínicas especiais).

É muito importante que os pais levem seus filhosa unidade de saúde mais próxima para receberem a vacina de preferência já no início da campanha para que as crianças estejam imunizadas o quanto antes, tendo em vista a chegada do período de temperaturas baixas.

A vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o lactente. Estudos realizados com acompanhamento de bebês de mães vacinadas durante a gestação demonstraram haver proteção contra influenza nos primeiros seis meses de vida. Além de proteger a mãe, a vacinação durante a gestação reduz o impacto da doença em bebês e o risco de hospitalização.

Segundo a ANVISA as vacinas influenza trivalentes a serem utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2019 deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e dentro das especificações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. As vacinas influenza trivalente são (fragmentadas e inativadas). É importante destacar que pelo fato de serem fragmentadas e inativadas não a nenhuma possibilidade da vacina causar a gripe no paciente. A vacina contra influenza é altamente eficaz e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos.Em caso de febre ou algum problema de saúde fale com a enfermeira responsável pela sala de vacinas da unidade para maiores esclarecimentos.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UBIRATÃ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal