Ubiratã, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

18/09/2018 | Concebido por Goioerê

Ação civil pública busca responsabilização de prefeito de Luiziana e outros agentes públicos

Ação civil pública busca responsabilização de prefeito de Luiziana e outros agentes públicos

O Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o atual prefeito de Luiziana, no Centro-Ocidental do estado.

A proposição decorre de investigação que demonstrou que o agente público, em conjunto com outros servidores públicos do Município, praticaram atos ilegais com o objetivo de beneficiar empreendimento particular que buscava a instalação de loteamento imobiliário.

Entre as irregularidades apuradas pela 3ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, município sede da comarca, estão a proposição, em 2010, pelo Poder Executivo e aprovação pelo Legislativo de lei que permitiu a alteração do perímetro urbano de Luiziana, transformando áreas antes consideradas rurais em urbanas, e a redução, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), de Unidade de Preservação existente no local, ficando excluída da área protegida o terreno destinado ao loteamento. 

Além disso, em 2016, o atual prefeito da cidade, visando atender os interesses dos proprietários do negócio, editou decreto que desapropriou indevidamente estrada pertencente ao Município de Campo Mourão. Com a medida, o agente público buscava garantir que o Município de Luiziana custeasse obras de pavimentação para melhoria do acesso ao terreno do empreendimento imobiliário.

Também são requeridos na ação o ex-prefeito de Luiziana (gestão 2009-2012), o atual procurador jurídico de Luiziana e um ex-coordenador-geral do Município de Campo Mourão, além do sócio-proprietário do empreendimento e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Com a ação, o MPPR requer que sejam declarados nulos os atos ilegais praticados pelos agentes públicos. Se condenados, os requeridos podem sofrer as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, entre elas a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o poder público e pagamento de multa.

 

PUBLICIDADE

 

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MPPR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal