Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/08/2018 | Concebido por Goioerê

Alunos do IFPR participam de Olimpíada Brasileira de Robótica em Curitiba

Alunos do IFPR participam de Olimpíada Brasileira de Robótica em Curitiba

Cerca de 33 equipes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participam, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As competições acontecem durante o IV Salão de Robótica, em Curitiba.

Segundo Marcos Laureano, professor de robótica do IFPR e um dos organizadores do evento, a Quarta Revolução Industrial, conhecida como a Indústria 4.0, está fundamentada no conceito de Internet das Coisas: ou seja, sensores e atuadores conectados em rede e com processamento real-time dos dados. "Todo o conceito da robótica passa por sensores, atuadores. 

Desta forma, quando vemos crianças a partir de 9 anos conseguindo construir um robô e realizar uma tarefa durante a competição, estamos vendo esta criança se preparando para ter sucesso na Quarta Revolução Industrial e tornando-se o futuro do nosso estado," exclama o professor.

Laureano ressalta que a participação dos alunos do IFPR nos eventos de robótica cresce a cada ano. "Esse é o resultado de uma política de investimento da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi) do IFPR, que propicia bolsas e editais voltados à robótica, além do empenho e dedicação dos professores que atuam como mediadores do conhecimento.

Vale lembrar que essas 33 equipes que irão competir no Salão de Robótica (em várias modalidades distintas) passaram por etapas classificatórias muito disputadas (inclusive com equipes de outras escolas), ou seja, a participação do IFPR na robótica é bem mais representativa".

O professor lembra ainda que, para os alunos do Instituto, este é o momento de demonstrar os conhecimentos obtidos nas diversas áreas do conhecimento que compõem a robótica (física, matemática, programação, artes, mecânica, eletrônica, entre outras) e carimbar o passaporte para as próximas etapas nacionais e internacionais.

"Ao mesmo tempo, é o momento para apresentar os resultados dos diversos projetos desenvolvidos nos campi: é a oportunidade de conhecer outras equipes, trocar experiências e até mesmo se apresentar para os empresários que visitarão o evento atrás de "novos gênios," afirma Laureano.

O IV Salão de Robótica já é o maior torneio de robótica do sul do país e um dos maiores do Brasil. Serão mais de 200 robôs competindo em 2 dias de evento, que contará também com demonstrações, cursos e projetos de pesquisa sendo apresentados. Em termos de competidores, serão cerca de 600 pessoas participantes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (representando Ensino Fundamental, Técnico, Médio, Graduação e Pós-graduações) competindo nas diversas categorias do evento.

Na sexta-feira (31), acontece a etapa estadual da OBR - Nível 2 (valendo vaga para etapa nacional em João Pessoa, no mês de novembro) e o início dos combates de robôs.
No sábado acontece a etapa estadual da OBR - Nível 1, seguidor de linha livre e kit didático, sumô 500 gramas e 1kg, e mais combates de robôs.

Da etapa estadual, serão selecionados os melhores para competirem na etapa Nacional que acontece em João Pessoa (PA) entre os dias 6 e 10 de Novembro de 2018.

Serviço

A Etapa Estadual da OBR, bem como os demais eventos que integram o IV Salão de Robótica, será realizada no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas – Curitiba, PR.
Os eventos serão realizados das 8h às 18h, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro e são abertos ao público externo. A entrada é franca.

Mais Informações

Mais informações estão disponíveis no site http://www.salaoderobotica.org.br/ e também em www.obr.org.br.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | IFPR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal