Ubiratã, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Ubiratã Ubiratã

24/08/2017

Número de casos de HIV e Sífilis cresce em Ubiratã e Saúde faz alerta à população

Número de casos de HIV e Sífilis cresce em Ubiratã e Saúde faz alerta à população

A Secretaria de Saúde de Ubiratã, alerta a população com referência ao aumento de casos de HIV e Sífilis no município. Somente este ano, ate o presente momento, foram notificados 07 casos positivos para HIV, sendo um caso em gestante e infelizmente uma pessoa veio a óbito assim que foi diagnosticada (estava em estado avançado da doença). O total de casos em Ubiratã é de 44, sendo 30 homens (69%) e 14 mulheres (31%), na faixa etária de 15 a 70 anos. É importante lembrar que estas graves doenças estão presentes em todas as classes sociais e econômicas.

Outra grave doença que tem preocupado é aSífilis: doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível. De janeiro até 22 de agosto de 2017 foram notificados 15 casos, sendo 02 sífilis congênita (ocorre quando a gestante não realiza o tratamento, ou não realiza adequadamente, podendo ocasionar ao bebê má formação neurológica, cardíaca, cegueira, surdes, óbito entre outros), 03 gestantes e 10 de pessoas (masculino e feminino). Existem ainda muitos casos não diagnosticados até o momento, pois a se trata no início de uma doença silenciosa e com o tempo pode ocasionar problemas cardíacos, cegueira, paralisia, transtornos mentais até a morte.

 

TANTO HIV COMO SÍFILIS SÃO DOENÇAS TRANSMITIDAS POR:

 

- Sexo vaginal, anal ou oral sem proteção;

- Produtos com sangue (agulhas sujas ou sangue não testado).

-De mãe para bebê durante a gravidez.

 

PREVENÇÃO:

 

- Usar preservativo em todas as relações sexuais, sendo masculino ou feminino. (Disponível em todas as Unidades de Saúde);

- Utilizar seringas e agulhas descartáveis;

- Usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;

- Seguir o tratamento durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;

- Não amamentar o bebê em caso de AIDS.

 

QUEM DEVE FAZER O TESTE RÁPIDO DE HIV E QUANDO DEVE FAZER?

 

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame.

 

Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, o mais aconselhável é que se faça o exame após esse período.

 

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ubiratãorienta para que em caso de dúvidas procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para obter maiores informações.

 

Fonte: UBIRATÃ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal