Ubiratã, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

25/02/2017 | Concebido por Umuarama

Umutrans e Guarda Municipal vistoriam vans do transporte escolar

Umutrans e Guarda Municipal vistoriam vans do transporte escolar

A Diretoria de Trânsito do Município (Umutrans) está vistoriando as vans que realizam o transporte escolar em Umuarama. Na última semana, com apoio da Guarda Municipal, a diretoria realizou uma operação nas proximidades de um estabelecimento de ensino do centro, orientando os donos de vans a agendar a vistoria e na última sexta-feira, 24, os primeiros veículos se apresentaram para a verificação.

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explica que durante a vistoria toda a documentação do veículo é analisada, bem como do condutor. Os inspetores de trânsito conferem o licenciamento, impostos, Carteira Nacional de Habilitação – que deve ter no mínimo a categoria D –, as anotações de EAR (exercício de atividade remunerada, obrigatória para veículos de aluguel) e a realização do curso para transporte escolar.

Para o prefeito Celso Pozzobom, a segurança das crianças vem em primeiro lugar. “A vistoria é obrigatória e a finalidade é conferir as condições dos veículos que transportam as crianças entre as escolas e suas residências. Este serviço é importante e deve ser realizado dentro das normas. A Umutrans e a Guarda são responsáveis pela fiscalização e vão desempenhar bem este papel”, afirmou.

O veículo também passa por uma criteriosa análise. “Entre outros detalhes, vistoriamos a faixa amarela, que deve ter 40 cm na lateral, o dístico ‘Escolar’ com 30 cm de altura, conforme lei municipal, e ainda o sistema de iluminação, luzes de posição superior (dianteiras e traseiras), sistema elétrico, sinalização, tacógrafo, o número de cintos de segurança para os passageiros, conforme a configuração dos assentos, pneus e condições gerais do veículo”, informou o inspetor de trânsito Thiago Mota Neri.

Na vistoria, realizada na sexta, duas vans apresentaram problemas, porém os proprietários regularizaram a situação e foram autorizados a continuar a prestação de serviço. Na operação realizada na escola, 12 veículos foram abordados e os condutores orientados. “Informamos sobre o prazo de cinco dias para os condutores agendarem a vistoria, visando a regularização. Na próxima semana o trabalho vai continuar em outras instituições de ensino e a meta é alertar a todos sobre o procedimento, porque em breve iniciaremos uma fiscalização e quem estiver trafegando de forma irregular será notificado”, alertou a diretora da Umutrans.

Conforme a legislação, a vistoria deve ser realizada anualmente e os veículos aprovados devem exibir no para-brisa um adesivo confirmando o processo e a autorização para circulação, que tem validade anual. A Umutrans estuda uma data fixa anual para realizar as vistorias. É provável que a partir de 2018, a licença anual deva ser renovada entre os dias 31 de janeiro e 15 de fevereiro – o que ainda depende de confirmação.

PUBLICIDADE

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | Secretaria de Comunicação - Secom

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal