Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

03/02/2017 | Concebido por Goioerê

10 alimentos que proporcionam bem-estar

10 alimentos que proporcionam bem-estar

Alguns alimentos têm o poder de afastar o mal-estar, espantar a tristeza e elevar o astral. Em um episódio depressivo, a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.

Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar e prazer, regulando nosso humor, libido, e também dando sensação de saciedade.

Vários nutrientes são necessários para que o cérebro produza neurotransmissores. Certos nutrientes, como ômega 3, zinco e ferro, por exemplo, exercem efeito benéfico sobre esses neurotransmissores cerebrais relacionadas ao humor.

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão. Entretanto, vale lembrar que depressão severa é uma doença séria, e isso não substitui nenhum tratamento de intervenção medicamentosa e terapia.

Alimentos que Proporcionam Bem-Estar

1. Chocolate/Cacau

Além de ser fonte de triptofano (precursor da serotonina), o cacau concentra outras substâncias benéficas para o humor, como a estimulante teobromina, a feniletilamina e o magnésio, que ajudam a elevar o astral. Ele contém ainda compostos que minimizam a degradação da anandamida, uma substância que prolonga a sensação de bem-estar (saiba mais sobre este super-alimento). Recomendação: de 20g a 30g diárias de chocolate, com pelo menos 70% de cacau.

2. Chá Verde

O chá verde contém diversos antioxidantes, como polifenóis e catequinas, que ajudam a reduzir o estresse e diminuem os radicais livres no cérebro. Assim, protegem os neurônios e afastam riscos de inflamação. Apesar desses benefícios, não se deve abusar. Doses exageradas de chá verde podem favorecer irritabilidade e ansiedade (pela cafeína, uma substância estimulante). Recomendação: no máximo 3 xícaras (chá) por dia.

3. Folhas Verdes

Estudos mostram o consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de depressão. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). Pessoas deprimidas podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando à diminuição do folato e desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores associados ao controle do humor. Entenda o poder das folhas verdes. Recomendação: 3 porções diárias.

4. Peixes

Estas fontes de proteína (sardinha, atum e salmão) são ricas em triptofano. O triptofano aumenta a produção de serotonina, que é o principal responsável pelo estado de humor, capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono. Recomendação: 1 porção por dia.

5. Abacate

O abacate é rico em vitamina B3 (niacinamida), que tem ação específica sobre o sistema nervoso e colabora para a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro. Essa vitamina, em conjunto com o ácido fólico, atua nos neurotransmissores, facilitando a promoção de bem-estar. Seu consumo requer moderação por conta de seu alto teor calórico: uma pequena porção de 100g contém 160 calorias. Recomendação: 1/2 abacate, três vezes por semana.

6. Banana

A banana é excelente fonte de triptofano e carboidratos, que auxiliam a liberação de serotonina, melhorando o ânimo. A fruta é ainda repleta de vitamina B6, responsável por auxiliar no metabolismo de substâncias que regulam o humor. E contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade. Recomendação: 1 ao dia, de qualquer tipo (nanica, prata, maçã etc)

7. Ovo

Como proteína, também apresenta triptofano. O ovo também é rico em vitaminas do complexo B (como tiamina e niacina), que ajudam a modular o humor, e acetilcolina, cuja carência pode favorecer quadros de apatia, tensão e problemas de memória. Além disso, o ovo contém hidratos de carbono que, segundo pesquisas, pode melhorar o ânimo em pessoas deprimidas e que sofram de apatia durante a TPM (saiba mais sobre esse super alimento!) Recomendação: até 5 ovos por semana, evitando os fritos.

8. Oleaginosas

As nozes, castanhas, macadâmias, amêndoas e avelãs além de serem fontes de triptofano, também possuem vitamina B1, que melhora a concentração. Também contêm bastante selênio (principalmente a castanha do Pará). A falta de selênio no organismo está associada a quadros de depressão, irritação e ansiedade. As nozes contêm inositol, fundamental para o correto funcionamento cerebral. Muito calóricas, devem entrar na dieta em quantias moderadas. Recomendação: 3 a 4 unidades por dia.

9. Leite e Derivados

São fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos, além de regularizar a pressão arterial. Recomendação: 1 a 2 porções diárias.

10. Carboidratos Complexos

Eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção da serotonina. Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, trigo, arroz, cereais, de preferência todos integrais. Recomendação: moderadamente ao longo do dia.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal