Ubiratã, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Política

03/02/2017 | Concebido por Goioerê

Reeleito, Maia é descrito por aliados e opositores como político de diálogo

Reeleito, Maia é descrito por aliados e opositores como político de diálogo

Reeleito para presidir a Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) é descrito por colegas parlamentares, incluindo adversários, como ujm político aberto ao diálogo.

Em seu quinto mandato consecutivo como deputado, Maia conseguiu 293 votos na eleição desta quinta-feira (2) e venceu a disputa no primeiro turno. Aos 46 anos, Maia comandará a Câmara até o início de 2019.

O deputado fluminense foi eleito para o cargo pela primeira vez em julho do ano passado, a fim de completar o período do mandato como presidente de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que havia renunciado ao cargo.

Durante o “mandato-tampão” à frente da Câmara, Maia conseguiu conduzir as sessões com relativa tranquilidade após um primeiro semestre turbulento sob o comando de Cunha, segundo avaliação de deputados ouvidos pelo G1.

“Do ponto de vista de condução da Câmara, ele deu mais tranquilidade, sem dúvida. Para sair da situação em que estávamos, ele tinha que buscar um caminho que restabelecesse a ordem e acho que ele cumpriu muito bem esse papel”, analisa Rubens Bueno (PPS-PR), que liderou a bancada do PPS no ano passado.

Em maio do ano passado, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Eduardo Cunha, alvo de processo no Conselho de Ética, foi afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O então primeiro-vice da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), assumiu interinamente no seu lugar e tomou medidas polêmicas, como anular a votação na Câmara que autorizou o processo de impeachment.

Colega de partido de Rodrigo Maia, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) conta que o presidente reeleito sempre buscou “construir caminhos”.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal