Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

24/01/2017 | Concebido por Goioerê

FAB diz que análise preliminar da caixa-preta não aponta anormalidade no avião que caiu com Teori

FAB diz que análise preliminar da caixa-preta não aponta anormalidade no avião que caiu com Teori

Aeronáutica informou nesta terça- feira (24) que a análise preliminar da caixa-preta do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki não apontou "qualquer anormalidade" nos sistemas da aeronave.

A caixa-preta está em Brasília, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Todo o material gravado, que são as comunicações do piloto nos últimos 30 minutos de voo, foi recuperado.

De acordo com o Bom Dia Brasil, técnicos que tiveram acesso ao áudio disseram que o piloto mencionou na gravação que esperaria o término da chuva que caía em Paraty (RJ) na hora do acidente para poder pousar. O piloto, o ministro Teori e os outros três passageiros a bordo morreram no acidente.

A Aeronáutica divulgou também nesta terça imagens dos peritos trabalhando na análise do material. Segundo os peritos, além da voz do piloto, o gravador captou também outros sons que serão úteis para a investigação como, por exemplo, o barulho de um eventual acionamento de algum equipamento do avião.

Os especialistas informaram ainda que um cabo de conexão que liga o chassi da caixa-preta com o armazenador de memória estava molhado e, por isso, foi substituído, o que impediu o risco de curto circuito ou perda de dados.

A intenção do Cenipa é tentar descobrir o que o piloto falou com a torre, com outras aeronaves e na cabine. O equipamento pode ser fundamental para esclarecer o que provocou a queda do avião.

O Cenipa vai analisar também o GPS do avião. O aparelho, ao contrário do gravador de voz, não tinha proteção específica. Se tiver sido danificado, poderá ser enviado para os Estados Unidos numa tentativa de resgatar os dados.

Segundo o colunista do G1 Matheus Leitão, a Justiça Federal de Angra dos Reis (RJ) determinou à Aeronáutica que compartilhe as gravações e os dados sobre o acidente aéreo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal – os dois órgãos também instauraram inquéritos para investigar a queda do avião.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal