Ubiratã, domingo, 03 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

22/01/2024 | Concebido por Goioerê

Universidades estaduais do Paraná têm 4,7 mil vagas abertas no Sisu

Universidades estaduais do Paraná têm 4,7 mil vagas abertas no Sisu

UEL, UEM, Unioeste, Unicentro, Unespar e UENP têm 4.703 vagas neste ano. Ao todo são 634 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia em instituições do Estado e federais pelo sistema que seleciona os estudantes de graduação pelo desempenho no Enem.

O Paraná está entre os estados com maior oferta de vagas e cursos no ensino superior público do Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma digital do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para graduação pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 9.246 vagas em 634 cursos de bacharelado, licenciatura e de tecnologia em instituições estaduais e federais, distribuídos pelo território paranaense. As inscrições começam nesta segunda-feira (22) e seguem até quinta-feira (25).

As oportunidades abrangem todas as áreas do conhecimento e contam com políticas afirmativas para o ingresso de estudantes pelo sistema de cotas raciais e sociais.

As universidades estaduais representam mais da metade das vagas. Juntas, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e Paraná (Unespar) somam 4.706 vagas em 353 cursos de diferentes modalidades.

Estado firma parceria com a Índia para que universidades recebam supercomputadores

Concursos e processo seletivo: Estado contrata 162 profissionais para universidades

As demais instituições de ensino superior paranaenses ofertam, no total, 4.539 vagas pela plataforma do MEC. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com 1.710 vagas disponíveis em 114 cursos, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 1.287 vagas para 120 cursos; a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) com 841 vagas para 28 cursos; e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com 615 vagas para 16 cursos. A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) oferece 86 vagas em três cursos.

Podem concorrer às vagas disponibilizadas pelo Sisu todos os estudantes que participaram do Enem de 2023 e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com login e senha da plataforma acesso.gov.br de serviços digitais do governo federal. A plataforma recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição anterior do Enem. É preciso preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolher até duas opções de curso entre as ofertadas.

Durante todo o período de inscrições, os estudantes podem alterar as opções de curso. Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas na inscrição poderão, ainda, disputar uma vaga no ensino superior em uma lista de espera do Sisu.

Serviço

Processo seletivo do Sisu 2024

Consulte as vagas AQUI

Inscrição: 22 a 25 de janeiro – AQUI

Resultado: 30 de janeiro

Matrícula da chamada regular: 1º a 7 de fevereiro

Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Cursos: 48
Vagas: 589

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Cursos: 80
Vagas: 661

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Cursos: 65
Vagas: 1.238

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Cursos: 52
Vagas: 733

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Cursos: 30
Vagas: 368

Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Cursos: 78
Vagas: 1.117

 

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E SAIBA MAIS

 
CLIQUE AQUI E FAÇA SEU PRÉ-CADASTRO
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal