Ubiratã, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/03/2022 | Concebido por Goioerê

Crea-PR identifica exercício ilegal da profissão em obra de Cianorte onde dois operários morreram

Crea-PR identifica exercício ilegal da profissão em obra de Cianorte onde dois operários morreram

Proprietários não apresentaram responsável técnico pela construção. Além dos óbitos, outro servente ficou ferido. Responsabilidades serão apuradas em dois processos administrativos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) não identificou responsável técnico na obra de Cianorte onde a queda de uma laje matou dois operários, na tarde dessa terça-feira (29). Para o Conselho, a falta do profissional habilitado caracteriza o exercício ilegal da profissão. Proprietários da construção também não apresentaram outras documentações solicitadas pelo fiscal do órgão, como o projeto da residência. Dois processos administrativos de fiscalização foram abertos pela Regional Maringá do Crea para apurar a falta de profissionais habilitados.

De acordo com o facilitador da fiscalização do Crea-PR, Engenheiro Civil Djalma Bonini Junior, ao fiscalizar o exercício profissional, o Conselho apura quem é o Engenheiro responsável pela obra, pois é esse profissional que vai determinar os cuidados necessários no planejamento e execução do serviço com segurança e qualidade. “As pessoas que trabalham no local em geral não possuem o conhecimento suficiente sobre as normas técnicas e de segurança. Então, é papel do Engenheiro garantir a proteção de todos que estão na obra", esclarece.

A obra de Cianorte onde o acidente aconteceu fica localizada próximo a PR-082, na saída para o município de Terra Boa. Segundo o fiscal que esteve no local, às vítimas de 43 e 50 anos rebocavam uma parede quando o beiral da laje desabou. Um terceiro trabalhador, de 59 anos, também foi atingido e está hospitalizado. A Polícia Civil também deve investigar o acidente.

Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Crea-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal