Ubiratã, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

13/01/2022 | Concebido por Goioerê

Geada é registrada na serra de Santa Catarina em meio à onda de calor

Geada é registrada na serra de Santa Catarina em meio à onda de calor

A localidade do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim (SC), registrou geada na manhã desta quinta-feira, 13, em pleno verão na serra catarinense, onde as temperaturas mínimas ficaram em torno dos 10ºC. O fenômeno ocorre em meio a aviso meteorológico emitido hoje pela Defesa Civil do estado para onda de calor intenso.
De acordo com o órgão, as temperaturas no Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Norte podem registrar extremos acima dos 40 graus até, pelo menos, a próxima quarta-feira (19). Devido ao calor combinado com presença de umidade, há possibilidade de pancadas de chuvas no estado, principalmente temporais isolados no centro leste catarinense, com risco baixo de ocorrências.

Na localidade de São Joaquim, o gado teve dificuldade para pastar no campo e foi possível raspar a camada de gelo que estava na vegetação rasteira. Uma massa de ar seco permitiu a queda acentuada de temperatura na serra. A geada na serra na manhã de hoje ocorreu em meio às temperaturas amenas registradas em todo o estado.

"Não é tão comum acontecer geada no Planalto Sul em janeiro, mas esporadicamente acontece, principalmente como ontem que teve uma massa de ar seco. Ela perde radiação no período da noite, esfria, e, principalmente nas baixadas, forma geada sim", afirmou ao UOL Clóvis Corrêa, meteorologia do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

A estação do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, registrou 1.8º C e Urupema (SC) 7.3º C, segundo os meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, que compilaram dados de estações padronizadas governamentais e particulares. A Defesa Civil havia previsto mínimas entre 10º C e 21º C em todo estado. Ao longo do dia as temperaturas podem atingir máximas altas durante a tarde devido a mesma massa de ar seco que derrubou as mínimas da madrugada. São previstos 38º C no Oeste Catarinense, 35º C no Meio Oeste e entre 28º C e 32º C nas demais áreas. O oeste do estado deve registrar máximas próximas dos 40º C até a semana que vem.

Ao longo do dia as temperaturas podem atingir máximas altas durante a tarde devido a mesma massa de ar seco que derrubou as mínimas da madrugada. São previstos 38º C no Oeste Catarinense, 35º C no Meio Oeste e entre 28º C e 32º C nas demais áreas. O oeste do estado deve registrar máximas próximas dos 40º C até a semana que vem.

O estado enfrenta forte estiagem, causada pelo baixo volume de chuvas nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Segundo recente comunicado do governo estadual, a média atual de precipitações nesses locais é de, respectivamente, 20, 31 e 46 milímetros. O esperado seria uma média em torno de 150 mm. 

A atual onda de calor agrava esse cenário, explica Clóvis Corrêa. "A estiagem está bastante intensa, está muito grave no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste catarinenses. Essas temperaturas agravam ainda mais essa situação, está bastante crítica".

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | UOL

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal