Ubiratã, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

06/11/2021 | Concebido por Goioerê

Projeto da Celepar agiliza sistemas do governo que ofertam serviços aos cidadãos

Projeto da Celepar agiliza sistemas do governo que ofertam serviços aos cidadãos

Uma atualização tecnológica da unidade de armazenamento corporativo beneficia sistemas como o de protocolo eletrônico E-Protocolo, o sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS e o correio eletrônico Expresso.

A Celepar implantou um projeto de atualização tecnológica na unidade de armazenamento corporativo do Governo do Estado, garantindo mais espaço e também agilidade no uso de dados em sistemas que ofertam serviços aos cidadãos.

O armazenamento corporativo atende a diversas soluções internas, como a de correio eletrônico Expresso, o sistema de protocolo eletrônico E-Protocolo, o sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS), além de estar disponível na rede de computadores por todo o Paraná.

“Quando falamos em tecnologia, temos que pensar também em melhorias de infraestrutura para que as nossas soluções ao cidadão ganhem performance e agilidade. Este projeto ilustra exatamente isso. Com mais espaço em armazenamento de dados, ganhamos também espaço para novos serviços digitais à população”, afirma o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Celepar e Instituto das Cidades Inteligentes firmam cooperação para inovações

Celepar lança "universidade virtual" para disseminar conhecimento em tecnologia

Com a atualização na unidade de armazenamento, os sistemas e clientes do Governo passam a contar com uma solução de NAS (Network Attached Storage) escalável, flexível e de alto desempenho com espaço total de 1.5 petabytes de dados.

A NAS é uma unidade voltada para armazenar e compartilhar arquivos de diversos computadores dentro de uma rede. Esses equipamentos são soluções formadas por hardware e software, capazes de armazenar pastas e arquivos de forma centralizada e que possuem recursos avançados para o gerenciamento dos dados.

Parceria entre Celepar e TJPR busca inovar na prestação de serviços judiciários

PLANEJAMENTO – O planejamento da migração do montante de 1 PB de dados, já utilizado no antigo NAS, foi complexo, exigiu um esforço concentrado da equipe responsável e levou cerca de dois meses até sua conclusão. A migração foi realizada de forma transparente e não foi necessário parar nenhum sistema.

O projeto de atualização tecnológica também prevê a reutilização do antigo NAS como uma réplica de arquivos de produção. Com essa configuração, a Celepar pretende obter uma maior proteção dos dados e a possibilidade de continuidade da operação no caso da ocorrência de um desastre.

NUVEM PRIVADA – O planejamento também incluiu, para a segunda etapa, a aquisição de uma solução de armazenamento em nuvem privada, que após sua ativação disponibilizará mais 1 PB distribuído em dois equipamentos, servindo para arquivamento de dados, o que tornará o ambiente ainda mais flexível e moderno.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal