Ubiratã, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Ubiratã

20/07/2017

Detran destina recursos para Ubiratã

Detran destina recursos para Ubiratã

Nesta terça-feira (18/07), em evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o prefeito Haroldo Fernandes recebeu recursos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), que poderão ser utilizados para promover campanhas sobre educação no trânsito, investimentos em sinalização e compra de equipamentos para melhorar o tráfego. No total, o Detran vai restituir R$ 2 milhões a 25 cidades paranaenses que não estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O prefeito Baco esteve acompanhado do deputado estadual Tiago Amaral. Também participaram do evento, o presidente da Câmara, João dos Santos Laurindo, o vereador Jorge Tozzi e o chefe de Gabinete, Osmar Pires da Silva.

O município de Ubiratã receberá R$ 51.877,97 decorrentes de multas de competência municipal, lavradas por agentes estaduais e acumuladas desde o vencimento do convênio firmado com o Detran, em 2014. Segundo o governador Beto Richa, os recursos devem ser aplicados exclusivamente em fiscalização e ações voltadas à melhoria do trânsito nos municípios. “Os montantes arrecadados certamente vão contribuir para salvar vidas, pois as cidades vão usar os recursos para campanhas educativas de trânsito, sinalização e compra de equipamentos para melhorar o tráfego”, disse o governador.

Municipalização - Atualmente, dos 399 municípios paranaenses, apenas 43 cumprem o que rege o CTB e têm o trânsito municipalizado. A legislação exige que o município crie uma estrutura para planejar, e regulamentar o trânsito, como a criação de secretárias e a contratação de agentes.

A resistência em relação à municipalização ocorre, principalmente, por causa da falta de recursos, segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Queremos que haja condições para que os municípios se integrem, mas muitos têm número reduzido de habitantes e não têm condições de se inscrever no SNT”, disse.

Novo modelo - O Governo do Paraná propõe um novo modelo de gestão, que já atende 14 cidades e é considerado mais adequado, principalmente às necessidades de pequenos municípios. A modalidade, desenvolvida em 2011 pelo Detran, funciona como uma parceria, capaz de viabilizar o funcionamento de uma secretaria ou órgão municipal de trânsito, com ações de fiscalização, planejamento e educação para o trânsito.

“A intenção é ajudar as prefeituras para que mais municípios possam se adequar ao que determina o CTB. A municipalização é obrigatória para todo o País, mas é necessário que as administrações locais consigam organizar suas equipes e custos”, salienta Traad.

Fonte: UBIRATÃ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Detran destina recursos para Ubiratã
Detran destina recursos para Ubiratã
Detran destina recursos para Ubiratã
Detran destina recursos para Ubiratã
Detran destina recursos para Ubiratã

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal